A.V.C.B e a segurança contra incêndios

Dentre os serviços oferecidos pela GIC Imóveis está a administração condominial que compreende diversos itens como manutenções, financeiro, legislação, mediação de conflitos, entre outros, que são fundamentais para o bom funcionamento de qualquer prédio. Ao confiar a administração do seu condomínio a GIC, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (A. V. C. B.) que é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) também passa a ser uma responsabilidade da empresa.

O A.V.C.B é um certificado que indica que, durante a vistoria, a edificação possui as condições de segurança contra incêndio. Ou seja, trata-se de um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais, integradas para garantir a edificação um nível ideal de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico. Todas essas medidas são previstas pela legislação e constantes no processo, estabelecendo também um período de revalidação necessário para manutenção da segurança do local.

Quando se trata de construção e reforma, mudança da ocupação ou uso, ampliação da área construída, regularização das edificações e áreas de risco e construções provisórias (circos, eventos, etc), é obrigatório a emissão A.V.C.B. Além disso, para obter ou renovar, é necessário montar um Projeto de Segurança contra incêndios e encaminhá-lo para o Corpo de Bombeiros (CBPMESP) que dará andamento ao processo, a fim de averiguar tanto a documentação do projeto, quanto a devida vistoria no local.

No Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndios, precisa constar todos os elementos e equipamentos de segurança tais como, por exemplo, luzes de emergência, portas corta fogo, extintores, sinalizações de saídas de emergência, hidrantes, mangueiras contra incêndio, entre outros. Depois de cumprida a primeira etapa o Corpo de Bombeiros receberá o Projeto Técnico, em seu departamento de análise, onde emitirá um protocolo de entrada do documento e estipulará um prazo para a execução e posterior vistoria.

É importante ressaltar que caso haja inadequações, o Corpo de Bombeiros apontará as irregularidades, exigindo as alterações e estipulando um novo prazo para a próxima vistoria. Sendo assim, o AVCB torna-se um documento imprescindível em diversos casos, como para quem deseja emitir o alvará de funcionamento de um estabelecimento comercial, para a contratação de apólice de seguros e ainda evita a geração de multas ao prédio. De acordo com a legislação de segurança contra incêndio e pânico, a validade AVCB é de cinco anos, com exceção das edificações que recebem o público, cujo AVCB possui validade de três anos.

Se deseja regularizar, emitir ou renovar o AVCB do seu condomínio, entre em contato com a GIC Imóveis e conheça as nossas soluções. Desenvolvemos Projetos Técnicos contra incêndio de acordo com a necessidade e realidade de cada estabelecimento, cumprindo as normas da legislação vigente. Se precisar, fornecemos os sistemas e equipamentos contra incêndio que o prédio necessitar, tudo de forma consultiva e dentro do pacote de assessoria que fornecemos aos nossos clientes que contratam a administração de condomínio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *